Ferramentas da Qualidade

Introdução às Regras de Auditoria Conforme a Norma ISO 19011

Responsável por estabelecer as regras básicas para execução de auditorias internas e externas, a norma ISO 19011 apresenta as principais características às quais o auditor deve se atentar para assegurar a realização de auditorias pautadas pela ética, profissionalismo e competência. A formação de auditores requer, além conhecimento aprofundado da norma de referência, também um amplo domínio da norma ISO 19011 e suas determinações.

Conteúdo:

·         Definição de auditoria
·         Tipos e objetivos de auditoria;
·         Auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes;
·         Estrutura da ISO;
·         Estrutura das normas internacionais;
·         Estrutura da ABNT;
·         Normas nacionais e internacionais;
·         Principais termos utilizados nas auditorias;
·         Os princípios de auditoria;
·         Fases da auditoria;
·         Comportamento esperado do auditor;
·         Habilidades de auditoria.

Duração: 04h

MASP / 8D

As ferramentas de solução de problemas são importantes para estabelecer ações corretivas eficazes e assegurar que as falhas não se repitam. Ao utilizar métodos estruturados para a abordagem sistemática de solução de problemas, a equipe é convidada a refletir sobre possíveis ações preventivas e de melhoria de desempenho.

Conteúdo:

·         Introdução aos conceitos básicos de solução de problemas;
·         Introdução aos conceitos de causas comuns e causas especiais;
·         Introdução ao PDCA;
·         A relação entre o 8D e outras metodologias;
·         Definição de causas especiais e causas comuns;
·         Definição do problema;
·         Investigação e identificação de causa raiz;
·         Diagrama de Ishikawa;
·         5 Por Quês;
·         Ferramentas de priorização de causas;
·         Matriz GUT;
·         Método 5W2H;
·         Brainstorming;
·         Diagrama de Árvore de Falhas (FTA – Failure Tree Analysis);
·         Diagrama de Pareto;
·         Poka yokes;
·         Ações de contenção e ações corretivas;
·         Metodologia das oito disciplinas;
·         Preenchimento de exemplos e exercícios reais com o método das oito disciplinas;
·         Metodologia A3.
 
Duração: 16h

Leitura e interpretação de certificados de calibração

As empresas prestadoras de serviços de calibração são responsáveis por verificar a tendência dos equipamentos no momento da calibração, sem realizar nenhum juízo de valor sobre a aplicabilidade ou aceitação dos erros observados. Calibrações são realizadas comparando os valores reais diante de um padrão, rastreável ou não, para posterior ajuste para o centro da especificação se possível e se o cliente assim o desejar. A organização proprietária do equipamento é responsável por prover a aceitação do equipamento em função de suas tolerâncias e de sua variação de processo. Com este treinamento, você será capaz de identificar os pontos principais para realizar a aceitação ou não da calibração de um equipamento, possibilitando assim um melhor gerenciamento metrológico da organização.

Conteúdo:

·         Conceitos de calibração e ajuste;
·         Princípios de rastreabilidade;
·         Definição de padrões;
·         Calibração e verificação;
·         Incerteza de medição;
·         Fatores de influência sobre os meios de medição;
·         Tolerância de processo x capacidade de processo;
·         Erros de avaliação – erro tipo I e erro tipo II;
·         Variação do processo produtivo;
·         Variação do sistema de medição;
·         Conceito de resolução;
·         Conceito de precisão;
·         Conceito de exatidão;
·         Acreditação e rastreabilidade metrológica;
·         Princípios básicos da ISO/IEC 17025;
·         Definição do fator de aceitação de calibração.
 
Duração: 16h

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Treinamento para Engenheiros da Qualidade de Fornecedores

A gestão de fornecedores é uma atividade que requer ações coordenadas e diversas competências do profissional. Além da visão geral dos requisitos de clientes e da organização, é necessário desenvolver técnicas de gestão e acompanhamento dos fornecedores. A ação do EQF abrange desde a aprovação da qualidade dos produtos comprados para fornecimento em série até a gestão dos itens em série produtiva, assim como a gestão de crises em casos de ruptura da qualidade ou entrega por parte dos fornecedores.

Conteúdo:

·         Diretrizes básicas para elaboração de um Manual de Fornecedores;
·         Critérios para seleção de fornecedores;
·         Avaliação de aspectos legais, financeiros, qualidade, capacidade, de segurança e ambientais;
·         Limites e responsabilidades das áreas de Compras, Engenharia e Qualidade na seleção de fornecedores;
·         Diretrizes básicas para verificação periódica de fornecedores (auditorias, etc.);
·         Diretrizes básicas para avaliação periódica do desempenho de fornecedores (IQF, etc.);
·         O processo de aprovação de novos produtos;
·         O olhar crítico do EQF na visita ao fornecedor;
·         Avaliação de capacidade produtiva;
·         Avaliação do tempo e cadência de produção;
·         Tempo de resposta do fornecedor;
·         Critérios para fontes indicadas pelo cliente;
·         Pontos críticos, processos especiais e avaliação de itens de segurança;
·         Características especiais;
·         Princípios do lean manufacturing;
·         Os 8 desperdícios;
·         Metodologias para solução de problemas: 8D e MASP;
·         Conceitos de melhoria contínua (kaizen), métodos à prova de erro (poka-yoke) e ações preventivas;
·         A ISO 9001 e a IATF 16949 aplicadas à gestão de fornecedores;
·         A estrutura de auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes;
·         Requisitos específicos para processos especiais;
·         Ferramentas para gestão dos fornecedores (Embarque controlado, etc.);
·         Princípios de FMEA;
·         Princípios de CEP;
·         Princípios de APQP;
·         Princípios de MSA;
·         Princípios de PPAP.
 
Duração: 40h

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